home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • location_on

    São Paulo - Matriz R. Buriti Alegre, 525 Vila Ré . São Paulo . SP CEP: 03657-000 - Tel: 11 2023-9999

    Goiânia - Filial End. Décima Segunda Avenida, 321 A QD-60 LT-14 Setor Leste Universitário . Goiania . GO CEP: 74603-020 - Tel: 62 3926-8100

    Rio de Janeiro - Filial End. Rua Gildásio Amado, 55 . 6º andar sala 607 . Barra da Tijuca . Rio de Janeiro . RJ . CEP: 22631-020 - Tel: 21 3176-5950

    Tocantins - Filial End. 303 . Sul . Av LO 09 . Lote 21 . Sala 03 . Plano Diretor Sul . Edifício Bastos . Piso Superior . Palmas . TO . CEP: 77015-400 - Tel.: 63 3026.2354

    Belo Horizonte - Filial Rua Araguari. 358 . Térreo . Loja 03 . Barro Preto . MG . CEP: 30190-110 - Tel.: 31 3526.8870

Deixe sua Mensagem

    O mercado tributário nas mãos do contador, transformando a contabilidade em um grande negócio

    banner 05 mercado tributário - O mercado tributário nas mãos do contador, transformando a contabilidade em um grande negócio

    Veja neste artigo um debate sobre as transformações do mundo contábil e sua adequação ao mercado atual.

    Não é de hoje que estamos ouvindo falar sobre a transformação do mundo contábil, as necessidades das empresas mudaram, mercado altamente competitivo, mudança constante no aspecto tributário, reforma tributária, enfim, você já parou para pensar que tipo de profissional as empresas realmente precisam? Qual será o papel do profissional da Contabilidade daqui em diante? 

    O novo profissional contábil

    A primeira obrigação que temos que ter em mente não é aquela imposta pelo Governo, as chamadas “obrigações acessórias”, a obrigação principal é Entender do negócio do seu cliente!

    É necessário acompanhar as mudanças mercadológicas, saber sobre as devidas e corretas tributações, entender sobre gestão financeira, tecnologia e de pessoas. Podemos dizer, que o contador assumirá o papel no conselho da empresa. 

    E quando ouvimos isso, soa forte e bonito, mas como realmente exercer esse papel, pois sabemos que existe as obrigações acessórias e as burocracias do governo que devem ser atendidas e com muita eficiência.

    O fato, é que dentre todas as necessidades citadas, existe uma que talvez tenha sido a maior dor de todos os empresários Brasileiros, que são os pagamentos dos tributos. 

    Não temos a cultura de entender que o pagamento dos tributos são os recursos necessários que o país necessita para sua administração, até pelas questões de má utilização desses recursos e isso nos impede a compreensão desses pagamentos.

    Mas o pior não está na questão do pagamento e sim nas suas apurações realizadas por diversos profissionais com baixo conhecimento tributário e que muitas vezes faz o empresário pagar muito mais do que deveria, ou até mesmo, não encontrando saída para tal pagamento, levando ao caminho da sonegação.

    Uma a cada quatro empresas encerram suas atividades antes de completar dois anos de vida (segundo fonte Sebrae), um dos grandes motivos por essa mortalidade, está na falta de gestão do empresário.

    O empresário muitas vezes não foi preparado para administrar uma empresa, entender sobre questões de financeiras, tributos, pessoas, marketing e etc, na maioria das vezes, abre um negócio apenas pelo sonho de se tornar um empreendedor. 

    O profissional que deveria assessorá-lo de maneira segura, muitas vezes conhece menos do assunto do que o próprio empresário. 

    Essa afirmação está atrelada a minha experiência profissional, minha carreira na área tributária que iniciou em 2002 em um escritório jurídico especializado em planejamento e recuperação tributária, depois realizei algumas passagens em empresas de médio e grande porte, sendo gestor tributário dessas empresas, posteriormente abrindo o escritório de contabilidade.

    Nessa minha jornada o que mais me chamou atenção foi entender que o profissional contábil muitas vezes não está pronto para atender a questão tributárias das organizações.

    O problema maior é que nem na graduação de ciências contábeis é dado ênfase a essa matéria de grande importância ao mundo corporativo, as pessoas que entendem a necessidade, acabam realizando cursos de especialização nas áreas para melhor atender seus clientes, ou simplesmente aprendem na raça criando carreiras dentro de escritórios ou organizações.

    Mas o grande segredo está em entender que o mundo tributário é premissa básica e primordial para o novo profissional contábil. O cliente passa a ser mais competitivo com uma boa estratégia tributária, além de poder ir muito mais além estrategicamente. 

    Empresas bem assessoradas, não vendem somente produtos ou serviços, vendem tributos! É isso mesmo, a empresa que melhor vende seus tributos passa a ter o melhor preço e com certeza terá a maior vantagem.

    Como assim, vender tributos?

    É fácil entender que todas as empresas quando vendem seus serviços ou produtos devem pagar seus tributos. Então, o que pode mudar o pagamento dos tributos de uma empresa para outra? Apenas seu regime tributário, que pode ser um MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

    Entendendo que a empresa realizou a venda e após sua emissão da NF já gera uma obrigação com o fisco a ser paga, passamos a entender que se gerirmos de forma mais inteligente o pagamento desses tributos, com certeza essa empresa terá maior competitividade.

    Exemplo

    Empresa A de comércio de auto peças realiza suas vendas, e no ato da sua emissão, haverá seu compromisso do pagamento do ICMS, PIS, COFINS, IRPJ e CSLL. Essa empresa é assessorada a realizar o pagamento integral desses tributos por ser devido pela legislação. 

    Empresa B do mesmo seguimento que também ao realizar suas vendas, passa a ser obrigada aos pagamentos dos tributos citados, porém, sua assessoria contábil cita que o PIS e COFINS não deve ser pago porque existe um benefício fiscal para esse seguimento ou produto, ou até mesmo uma tributação diferenciada. 

    Levando em consideração que a empresa A está pagando mais tributos para o fisco, é fato que a empresa B se torna mais competitiva e dificilmente perderá a concorrência para a empresa A. 

    Mas de fato isso ocorre?

    Em minhas experiências ao longo da minha carreira, eu posso afirmar que mais de 80% das empresas pagam seus tributos de forma indevida ou não utilizam de alguns benefícios e oportunidades que o sistema tributário oferece.

    E por que isso ocorre?

    Principalmente pelo fato dos profissionais que estão assessorando essas empresas estarem despreparados, seja tecnicamente ou por falta de gerir seu tempo para realizar as análises necessárias em seus clientes, presos ao mundo operacional.

    Por onde deve-se iniciar?

    O primeiro ponto que podemos citar é a conscientização, o novo profissional contábil deve entender que necessita de uma reciclagem, deve deixar seus pré-conceitos de lado e iniciar uma nova fase.

    É fato afirmar que toda sua experiência que o trouxe até aqui de maneira nenhuma será descartada, pelo contrário, será sua base de entendimento para que possa dar uma UP em sua carreira profissional, a junção da experiência com a tecnologia, tonará um profissional de grande valia para o mercado.

    Fonte: Portal Contábeis

     Comentário adicional Plumas Contábil:

    É por este motivo que a Plumas Contabil Segmentou seu atendimento à Postos de Combustíveis, esta atividade exige um acompanhamento de perto da contabilidade para colaborar com o sucesso do seu cliente.

    Sabemos que é um segmento com uma margem de lucro baixa, carga tributária elevada, e se a contabilidade não fizer a melhor opção tributária e o devido acompanhamento, isto impactará diretamente nos resultados financeiros do negócio.

    Não falando apenas dos Regimes Tributários Lucro Real x Lucro Presumido, até hoje ainda encontramos colegas contadores tributando PIS e COFINS na venda de combustíveis que são produtos monofásicos, ou seja, alíquota 0 na saída, isso acaba com o Lucro de qualquer negócio.

    Por isso revendedor na hora de procurar um parceiro contábil, procure quem entenda do seu segmento!

    4.4/5 - (19 votes)

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários