Notícias
Outubro Rosa: não deixe o câncer de mama fazer parte da sua vida.
Diante de todas as atividades cotidiana, é importante demais separar um tempo para o autocuidado, ou seja, se conhecer e identificar os sinais que corpo expressa. É por isso que, neste Outubro Rosa, o Hospital do Câncer fazem um alerta importante com a campanha:
Não deixe o câncer de mama fazer parte da sua vida. Previna-se!
Esse tipo de tumor é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma, mas pode ser evitado com mudanças diárias do dia a dia, que incluem cuidar do corpo e da mente.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimam que, somente em 2022, 66.280 mulheres devem receber o diagnóstico da doença no Brasil. A campanha pode ser conferida nas redes sociais da instituição, @sigahcp ou no site: hcp.org.br.
A campanha do HCP busca estimular o autocuidado entre as mulheres. Ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, por exemplo, podem contribuir para evitar o câncer de mama, uma vez que a obesidade é um dos fatores de risco para o surgimento da doença.
Cuidar da mente, assim como manter as consultas médicas e os exames de rotina em dia e, no caso das mulheres com mais de 40 anos, realizar a mamografia anualmente, também são importantes para detectar a doença em estágio inicial, o que contribui para o aumento das chances de cura em mais de 90%.
No caso das mulheres com histórico familiar de câncer de mama, essa prevenção deve começar ainda mais cedo.
De acordo com a mastologista e coordenadora do Serviço de Mama do HCP, dra. Carolina Vasconcelos, o câncer de mama é uma doença de causa multifatorial, ou seja, não existe uma causa definida que possa ser associada ao seu surgimento. Precisamos ter muito cuidado em relação à qualidade de vida para evitarmos esses riscos.
A mulher moderna está mais exposta ao câncer justamente por causa do estilo de vida, o que não deixa muito tempo para cuidarmos de nós, explica a médica.
Outro importante fator de risco não só para o câncer de mama, mas para todos os tipos de câncer é o consumo de álcool e o cigarro, mas principalmente a combinação dos dois.
O Câncer de Mana
O câncer de mama, é o segundo tipo mais frequente de no mundo, e por isso precisa de uma atenção maior e um processo de conscientização. No Brasil o número de mortes por esse tipo de câncer continua em alta, pelo fato do número de diagnósticos tardios, quando o câncer já se encontra em estado avançado, o que dificulta no tratamento. Vale lembrar que homem também precisa fazer o autoexame e caso sinta algum nódulo procurar o médico rapidamente, os casos de câncer de mama no sexo masculino, é baixo, mas existe e precisa de atenção.
Os sintomas do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com aspecto de casca de laranja, também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço.
O exame das mamas pode ser realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ou seja, conhecendo o próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas que é a mamoragrafia realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência.
O que é Outubro Rosa?
Outubro Rosa é um movimento internacional que acontece para a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento tem o dever de chamar a atenção para as mulheres realizarem o autoexame de mama em casa, e fazerem a mamografia e terem o diagnóstico precoce, assim podendo salvar suas vidas e terem maior possibilidade de vencerem o problema e conseguirem tratamento menos agressivo, se descoberto o problema no início.
A campanha Outubro Rosa só começou na década de 1990, nos Estados Unidos, em apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema.
Só que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano que o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama. Foi desse reconhecimento que os laços rosas, foi criado para representar o símbolo da campanha e começaram a serem confeccionados.
Outubro Rosa no Brasil
No Brasil, o movimento só apareceu em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. Depois disso, somente em 2008 que a movimentação ganhou força em vários estados brasileiros, e assim a campanha foi ganhando destaque em todo o mundo, iluminando os principais monumentos da cidade.
Não deixe pra depois!
Cuide de você