home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • location_on

    Matriz - São Paulo | R. Buriti Alegre, 525 - Vila Ré - São Paulo - SP - CEP 03657-000 - Tel: 11 2023.9999

    Filial Goiânia | End. Décima Segunda Avenida, 321 A QD-60 LT-14 Setor Leste Universitário - Goiania - GO - CEP 74603-020 - Tel: 62 3926.8100

    Filial Rio de Janeiro | Av. das Américas, 3693
    2º andar • Barra da Tijuca • RJ • 22631-003
    Acesso pela Rua José Cândido Nascimento, 3693
    2º andar • Tel: 21 3176.5950

    Filial Tocantins | End. 303 - Sul - Av LO 09 - Lote 21 - Sala 03 - Plano Diretor Sul - Edifício Bastos - Piso Superior - Palmas - TO - CEP 77015-400 - Tel.: 63 3026.2354

    Filial Belo Horizonte | Rua Araguari. 358 - Térreo - Loja 03 - Barro Preto - MG - CEP 30190-110 - Tel.: 31 2342.2990

    Filial Mato Grosso | Av. Marechal Deodoro, 339 - Sala 01 - Santa Helena - Cuiabá - MT - CEP 78005-100 - Tel: 65 4042.3799

Deixe sua Mensagem

    União, Estados e Distrito Federal assinam acordo que visa manter a redução do preço dos combustíveis e da energia elétrica

    banner 13 União Estados e Distrito Federal - União, Estados e Distrito Federal assinam acordo que visa manter a redução do preço dos combustíveis e da energia elétrica

    Acordo mantém a essencialidade dos combustíveis e de energia elétrica para incidência de ICMS e contribui para ampliar a segurança fiscal, preservar práticas competitivas e reduzir preços para os consumidores.
     

    O Ministério de Minas e Energia participou do acordo firmado, nesta quarta-feira (14/12), entre equipes da União e dos Estados na audiência de conciliação ocorrida no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 984, com relação à incidência do ICMS sobre gasolina, óleo diesel, etanol, gás liquefeito de petróleo (GLP), gás natural e energia elétrica. A ADPF, de relatoria do Ministro Gilmar Mendes, foi homologada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e trata da Lei Complementar nº 192/2022 e da Lei Complementar nº 194/2022.

    O acordo reconhece expressamente a essencialidade do óleo diesel, GLP e gás natural. A essencialidade da gasolina e da energia elétrica foi mantida em função do artigo 32-A da Lei Complementar 87, conhecida como Lei Kandir.

    O acordo homologado reafirma importantes avanços, como monofasia e a uniformidade de alíquotas, que contribuem para ampliar a segurança fiscal e preservar práticas competitivas.

    Outro ponto a destacar é a segurança jurídica trazida aos contribuintes, uma vez que o acordo impede cobranças em virtude de eventuais controvérsias decorrentes da aplicação das Leis Complementares nº 192/2022 e 194/2022.

    Esse conjunto de avanços representa medida estruturante para reduzir os preços dos combustíveis e da energia elétrica para os consumidores.

    Também foram criados grupos de trabalho para aprofundamento da compensação de eventuais perdas de arrecadação por parte dos estados e DF. Os grupos devem definir nova base de cálculo incidente sobre os serviços de transmissão, distribuição e encargos de energia elétrica, ampliando uma vez mais os benefícios para os consumidores.

    O acordo busca atender o interesse público, na medida em que oportuniza a redução dos preços dos custos dos combustíveis e das tarifas de energia elétrica, preservando os benefícios já percebidos pela sociedade brasileira.


    Fonte: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/uniao-estados-e-distrito-federal-assinam-acordo-que-visa-manter-a-reducao-do-preco-dos-combustiveis-e-da-energia-eletrica

    Assessoria de Comunicação Social
    (61) 2032-5620 

    ascom@mme.gov.br
    antigo.mme.gov.br
    www.twitter.com/govminasenergia
    www.facebook.com/gov.minaseenergia 

    4.7/5 - (45 votos)

    Marcadores:

    สล็อต
    suai338
    brianpetruzzelli
    สล็อตเว็บตรง
    sexywin