home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • location_on

    São Paulo - Matriz R. Buriti Alegre, 525 Vila Ré . São Paulo . SP CEP: 03657-000 - Tel: 11 2023-9999

    Goiânia - Filial End. Décima Segunda Avenida, 321 A QD-60 LT-14 Setor Leste Universitário . Goiania . GO CEP: 74603-020 - Tel: 62 3926-8100

    Rio de Janeiro - Filial End. Rua Gildásio Amado, 55 . 6º andar sala 607 . Barra da Tijuca . Rio de Janeiro . RJ . CEP: 22631-020 - Tel: 21 3176-5950

    Tocantins - Filial End. 303 . Sul . Av LO 09 . Lote 21 . Sala 03 . Plano Diretor Sul . Edifício Bastos . Piso Superior . Palmas . TO . CEP: 77015-400 - Tel.: 63 3026.2354

    Belo Horizonte - Filial Rua Araguari. 358 . Térreo . Loja 03 . Barro Preto . MG . CEP: 30190-110 - Tel.: 31 2342.2990

Deixe sua Mensagem

    Investimento x despesas em postos de combustíveis: você sabe diferenciar?

    Com a frota de automóveis crescente no País, empreender no setor de combustível ainda é uma oportunidade de negócio rentável, mesmo em tempos de crise.

    Mas você sabe diferenciar o que é investimento e o que é gasto? A decisão de qualquer investimento jamais pode ser tomada por impulso. Leve em conta, necessidade + recursos, comparados com a projeção do valor e do tempo de retorno. Matemática pura. Se a projeção do tempo e o valor do retorno fecharem no vermelho, você não investiu, mas teve um gasto, provavelmente desnecessário.

    Determine seus investimentos por nível de necessidade, o que significa, colocar em primeiro lugar os que afetam diretamente a lucratividade do seu negócio e que estão invariavelmente ligados à gestão, seja do estoque, do fluxo de caixa, produtividade dos funcionários, controle de despesas.

    Com a gestão alinhada, você pode pensar na expansão: estratégias para fidelizar seus clientes, como promoções, Imagem do posto e tudo que possa tornar, abastecer no seu posto, uma experiência agradável para o motorista. Estes são os investimentos secundários, porém também muito importantes, mas os quais você só poderá ter tempo para planejar se a estrutura básica do negócio estiver funcionando como deve. Resumindo: investimento se paga e gasto apenas consome recursos que não poderão ser resgatados. Simples assim.

    Onde investir no posto de combustível

    Treinamento

    Manter seus funcionários atualizados é mais que fundamental para que a operação seja mais eficaz. É uma determinação do Ministério do Trabalho. Com as legislações ambientais e trabalhistas cada vez mais severas, é importante ter sua equipe preparada para lidar com os riscos decorrentes da atividade de abastecer veículos.

    Muitos postos não orientam seus colaboradores sobre como evitar contato com derivados de petróleo, altamente tóxicos, e os riscos de contaminação são evidentes. Cuidado! Os custos para assistir um trabalhador que teve problemas de saúde ao trabalhar num posto de combustível são altos.

    Sistemas de gestão

    Monitorar e gerenciar estoques manualmente é uma tarefa que demanda muito tempo do funcionário e não garante resultados precisos. Quando você automatizar esses processos, pode aproveitar o tempo que sobra para se dedicar a estratégias de crescimento do seu negócio.

    Além do tempo que o funcionário gasta nas medições manuais, a frequência de erros é grande. Uma medição imprecisa pode esconder perigos de vazamentos e você pode perceber problemas tarde demais. Além da reparação ambiental, os custos com multas podem “quebrar” um empreendimento.

    sistema-de-gestao-web

    Você no controle

    Mesmo que você tenha total confiança nos seus funcionários, é importante ter uma visão geral do seu posto, de forma a tomar as decisões certas na hora certa. Principalmente se você tem pouco tempo para acompanhar de perto a operação e depende da capacitação e comprometimento da sua equipe. Se você tem uma plataforma de monitoramento que garante dados confiáveis a qualquer hora e até remotamente, sua capacidade de gerenciamento é multiplicada, garantindo uma visão mais estratégica do negócio e capacidade de tomar medidas imediatas sem depender de informações colhidas por terceiros.

    Agora que você entende melhor as diferenças entre investimento e gasto no posto de combustível, é muito mais fácil decidir onde aplicar recursos e utilizar seu capital de giro.

    Escrito por: Carlos Ribeiro / Fonte: Blog Gilbarco e Brasil Postos.

    Rate this post

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.