home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • location_on

    São Paulo - Matriz R. Buriti Alegre, 525 Vila Ré . São Paulo . SP CEP: 03657-000 - Tel: 11 2023-9999

    Goiânia - Filial End. Décima Segunda Avenida, 321 A QD-60 LT-14 Setor Leste Universitário . Goiania . GO CEP: 74603-020 - Tel: 62 3926-8100

    Rio de Janeiro - Filial End. Rua Gildásio Amado, 55 . 6º andar sala 607 . Barra da Tijuca . Rio de Janeiro . RJ . CEP: 22631-020 - Tel: 21 3176-5950

    Tocantins - Filial End. 303 . Sul . Av LO 09 . Lote 21 . Sala 03 . Plano Diretor Sul . Edifício Bastos . Piso Superior . Palmas . TO . CEP: 77015-400 - Tel.: 63 3026.2354

    Belo Horizonte - Filial Rua Araguari. 358 . Térreo . Loja 03 . Barro Preto . MG . CEP: 30190-110 - Tel.: 31 2342.2990

Deixe sua Mensagem

    Gerencial e financeira: qual a diferença entre as duas contabilidades?

    banner 06 Gerencial e financeira - Gerencial e financeira: qual a diferença entre as duas contabilidades?

    Imagem: Divulgação

    Ambas têm a função de garantir que a administração prospere em direção a um futuro melhor.

    A contabilidade financeira e a gerencial são dois pilares de uma boa administração. O objetivo de ambas é garantir uma boa administração em direção a um futuro mais vantajoso.

    Enquanto a contabilidade financeira está preocupada em apresentar informações financeiras para uso das partes interessadas internas e externas de uma companhia, a contabilidade gerencial, por outro lado, é feita para ajudar seus gerentes a tomar decisões de negócios que afetam os futuros lucros e fluxos de caixa.

    Entender tanto a contabilidade financeira quanto a contabilidade gerencial é crucial para ter um bom entendimento do desenvolvimento dos negócios.

    Contabilidade financeira

    A contabilidade financeira é o que a maioria das pessoas pensam quando visualizam o contador no trabalho. É um ramo da contabilidade, que lida com a classificação, medição e registro de uma transação comercial.

    A contabilidade financeira foca na preparação das demonstrações financeiras como balanço patrimonial, declarações de resultado e declarações de fluxo de caixa, que são distribuídas aos acionistas, credores, analistas financeiros, entre outros.

    Estas demonstrações financeiras auxiliam a administração a ver como uma empresa está se saindo financeiramente, demonstrando o desempenho e a posição de um negócio.

    Contabilidade gerencial

    A contabilidade gerencial tem o objetivo de auxiliar na gestão de operações da empresa, fornecendo uma base para que a administração tome decisões lógicas e informadas e sendo muito mais ampla do que a contabilidade financeira.

    Isso inclui a análise dos custos, auxiliando nas decisões financeiras, planejando lucros, calculando pontos de equilíbrio, orçamentos de capital e calculando os custos de produtos existentes para avaliar o estoque da empresa e determinar o custo das mercadorias vendidas.

    Principais diferenças

    De maneira geral, a contabilidade financeira refere-se à agregação de informações contábeis, enquanto a contabilidade gerencial refere-se aos processos internos usados ​​para contabilizar as transações comerciais.

    Existem várias diferenças entre contabilidade financeira e gerencial, que se enquadram nas seguintes categorias:

    • Agregação;
    • Eficiência;
    • Informação comprovada;
    • Foco do relatório;
    • Padrões;
    • Sistemas;
    • Período de tempo;
    • Cronometragem.

    Fonte: Contábeis – Com informações do Investor Avaliações

    4.8/5 - (72 votes)

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários