Notícias
RJ – Folga no bolso: motoristas fluminenses terão descontos de 40% em pagamento de multas

Foto: Arquivo
O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS
Os motoristas do Estado do Rio de Janeiro vão ter uma folga no orçamento neste início de ano: na sexta-feira (dia 7), o Detran-RJ aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Com a novidade, o cidadão já pode receber infrações dos seus veículos por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e obter descontos de 40% no pagamento de multas emitidas pelo Detran-RJ, caso abra mão de recorrer da penalidade.
Mas atenção: o desconto não é automático. O motorista precisa aderir à carteira digital e solicitar o desconto em cada multa. Para isso, basta instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no celular, que está disponível gratuitamente para o sistema Android e iOS.
Pelo app, os usuários também podem receber as notificações de autuação, além de penalidade dos órgãos autuadores que adotaram a ferramenta de forma imediata. Com a adesão, o cidadão fluminense deixará de receber as multas do Detran-RJ por meio físico e receberá todas as notificações de forma eletrônica.
Ao receber as multas, será possível visualizar todos os detalhes de cada infração no próprio aplicativo. De acordo com o Detran-RJ, os descontos só poderão ser solicitados e pagos dentro da data do vencimento.
— O SNE é uma importante ferramenta tecnológica que favorece o cidadão fluminense. Além dos descontos, as pessoas passam a ter acesso a todas as informações, a qualquer momento, em seu telefone — diz Adolfo Konder, presidente do Detran-RJ.
— O aplicativo dá mais agilidade tanto para o Detran quanto para o cidadão, além da economia com a emissão postal. Outros serviços de infrações também estão disponíveis no aplicativo Carteira Digital de Trânsito —, complementa Hugo Leonan, coordenador de Julgamentos de Condutores do Detran-RJ.
O acesso de Pessoa Jurídica ao SNE é feito por meio de Certificado Digital ou de um cadastro de colaborador. Mesmo que haja várias empresas, o acesso sempre estará vinculado ao CNPJ e ao e-mail cadastrado para a obtenção do certificado.
COMO INSTALAR A CARTEIRA DIGITAL DE TRÂNSITO
- a) Instalar o aplicativo
Para ter acesso ao serviço, o motorista precisa instalar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito no celular. Ele está disponível para Android ou iOS.
- b) Realizar acesso por meio do login único
Depois de instalar o aplicativo, você precisará fazer acesso pelo login único do Gov.Br.
- c) Gerar CNH digital
Depois de ter realizado seu login, agora você precisará apontar a câmera para o QR Code que fica na parte de trás de sua carteira de motorista e depois tirar uma foto dentro do aplicativo. O aplicativo vai primeiro comparar a sua foto com a foto do banco de dados do Detran. Por último você vai confirmar o CEP cadastrado no Detran do estado de sua CNH. Se estiver tudo certo, o aplicativo vai gerar a CNH Digital.
- d) Em caso de erro ao gerar a CNH digitalSe você tiver problemas em gerar a CNH digital, deverá procurar o Detran de origem para verificar a situação. Em alguns casos o problema é solucionado atualizando o número de celular, e-mail e CEP que são itens obrigatórios.
GERAR DOCUMENTO DIGITAL DO VEÍCULO
Para adicionar o documento do veículo, com o aplicativo aberto, você precisa do número do Renavam, localizado na parte superior do documento do carro e do código de segurança do CRV – antigo DUT.
O aplicativo vai gerar o documento automaticamente.
COMO CONSULTAR INFRAÇÕES
- a) Na página inicial do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), aparecem quatro ícones: habilitação, veículos, infrações e educação.
- b) Ao clicar em infrações, o usuário será redirecionado a uma aba com a penalidade.
- c) No rodapé dessa notificação, estão sinalizados em azul pagamento, real infrator, notificações e situação da infração.
- d) Ao clicar em pagamento, uma nova aba vai se abrir. Nela, vão aparecer desconto 20%, reconhecer infração, desconto 40%, solicitar boleto sem desconto e visualizar boleto. Nesse passo, é possível gerar o boleto com desconto.