Notícias
Força-tarefa faz operação para combater a adulteração de combustíveis e emissão de notas fiscais falsas no RJ

Segundo a Polícia Civil, só no Rio de Janeiro mais de 40 postos de combustível cometem os crimes de adulteração de combustíveis na Capital, na Baixada Fluminense e Região dos Lagos. Outros órgãos participam da ação.
Uma operação do Ministério da Justiça, com apoio da Polícia Civil do Rio, Procon-RJ, entre outros órgãos, foi realizada na manhã desta quinta-feira (8) para combater a adulteração de combustíveis e emissão de notas fiscais falsas.
A ação, batizada de “Petróleo Real”, é realizada em todo o país, mas, segundo a polícia, só no Rio de Janeiro mais de 40 postos de combustíveis em Jacarepaguá, Baixada Fluminense e Região dos Lagos cometem os crimes. Alguns estabelecimentos foram multados e interditados por irregularidades.
A ação foi realizada em diversos postos de forma simultânea, para combater o vazamento de informações.
Participaram da operação agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), Delegacia Fazendária (Delfaz), em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), Secretaria Estadual de Fazenda e Procon-RJ.
Entre outros aspectos, foram verificadas a qualidade dos combustíveis, a aferição das bombas de abastecimento, a transparência da composição dos preços ao consumidor, a regularidade dos documentos fiscais e de sua emissão, entre outras possíveis infrações administrativas e criminais.
O RJ1 acompanhou a vistoria em um posto em Jacarepaguá, na Zona Oeste, que foi autuado pelo não cumprimento do decreto que obriga que o estabelecimento deixa expostos o preço total e a incidência de impostos do combustível.
Em Araruaman, na Região dos Lagos, um posto foi interditado porque o combustível estava 70 ml do abaixo do que marcava na bomba.
Em São Pedro da Aldeia, também na Região dos Lagos, houve interdição por falta de extintor de incêndio. O mesmo ocorreu em um estabelecimento em Búzios.
Segundo a Polícia Civil, a operação tenta combater os casos de adulteração de combustíveis, de sonegação de impostos, de formação de acordos de cartéis entre os revendedores, dentre outras fraudes ligadas ao setor.
Foto: Lívia Torres/TV Globo
Bomba com 70ml abaixo de zero foi encontrada em Araruama
Em postos em Araruama e Búzios, os agentes encontraram irregularidades. Em Araruama, uma das bombas estava com o reservatório em 70ml abaixo de zero. Já em Búzios, um posto foi interditado após a fiscalização não encontrar nenhum extintor funcionando.
Veja os pontos com postos sob suspeita no Rio:
Zona Norte
- Andaraí
- Rio Comprido
- Vaz lobo
- Cascadura
Zona Oeste
- Recreio dos Bandeirantes
- Barra da Tijuca
- Jacarepaguá
- Cidade de Deus
- Gardênia Azul
- Mangaratiba (Conceição de Jacareí)
Baixada Fluminense
- Nilópolis (Centro e Olinda)
- Itaguaí
Região dos Lagos e Norte Fluminense
- São Pedro da Aldeia
- Araruama
- Macaé
- Búzios
Região Serrana
- Campos
- Tributo
- Teresópolis
*Esta reportagem está em atualização.
Fonte: Por Lívia Torres, TV Globo
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/07/08/forca-tarefa-faz-operacao-para-combater-a-adulteracao-de-combustiveis-e-emissao-de-notas-fiscais-falsas-no-rj.ghtml