home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • location_on

    São Paulo - Matriz R. Buriti Alegre, 525 Vila Ré . São Paulo . SP CEP: 03657-000 - Tel: 11 2023-9999

    Goiânia - Filial End. Décima Segunda Avenida, 321 A QD-60 LT-14 Setor Leste Universitário . Goiania . GO CEP: 74603-020 - Tel: 62 3926-8100

    Rio de Janeiro - Filial End. Rua Gildásio Amado, 55 . 6º andar sala 607 . Barra da Tijuca . Rio de Janeiro . RJ . CEP: 22631-020 - Tel: 21 3176-5950

    Tocantins - Filial End. 303 . Sul . Av LO 09 . Lote 21 . Sala 03 . Plano Diretor Sul . Edifício Bastos . Piso Superior . Palmas . TO . CEP: 77015-400 - Tel.: 63 3026.2354

    Belo Horizonte - Filial Rua Araguari. 358 . Térreo . Loja 03 . Barro Preto . MG . CEP: 30190-110 - Tel.: 31 2342.2990

Deixe sua Mensagem

    Distribuidoras continuam obrigadas a fornecer amostra-testemunha.

    Distribuidoras continuam obrigadas a fornecer amostra-testemunha.

    MODELO-INFORMATIVOS - Distribuidoras continuam obrigadas a fornecer amostra-testemunha.

    Reunião entre Fecombustíveis e ANP esclarece outros dois assuntos que também têm provocado discordâncias: controle de qualidade e inserção da mistura de biodisel na nota fiscal

    Apesar de documentos apresentados aos revendedores de postos bandeirados por duas das distribuidoras com a ‘opção’ para que oposto dispense o fornecimento da amostra-testemunha pela companhia, quando da modalidade FOB, a ANP não pretende de nenhuma forma alterar a Resolução 44/2013, que obriga a coleta e entrega da amostra-testemunha à revenda.
    A garantia foi dada pelo diretor da Agência, Aurélio Amaral, pelo superintendente de Qualidade, Carlos Orlando, e pela especialista em regulação, Renata Bona, que estiveram em reunião com o presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda, na quinta-feira da semana passada, dia 29 de agosto.
    “Manifestamos nossa desaprovação sobre a conduta das distribuidoras em questão (BR e Raízen) e solicitamos providências por parte da ANP. Recebemos apoio da agência reguladora que nos garantiu não existir nenhuma possibilidade de revisão das atuais regras da Resolução 44. A ANP vai tomar providências, além de disponibilizar alerta para o revendedor em seus canais de comunicação e no sistema SRD para que a revenda e TRR´s não abram mão da amostra-testemunha, único instrumento de salvaguarda que comprova que o produto foi recebido da distribuidora com determinado vício de qualidade, cuja detecção somente é possível em testes de laboratório”, diz a Federação.

    Controle de qualidade

    Na reunião entre Miranda e os representantes do órgão regulador,  outro assunto discutido envolveu a consulta e audiência públicas nº 14/2019, que trata da revisão da Resolução ANP nº 40, de 25 de outubro de 2013, que estabelece as especificações e regras de controle da qualidade das gasolinas de uso automotivo comercializadas em todo o território nacional.
    “Estávamos preocupados com a retirada da minuta proposta na Consulta Pública, sobre a análise do teor de METANOL no anidro por parte das distribuidoras, constante na resolução vigente, porém, fomos tranquilizados pelo Superintendente de Qualidade de que trata-se de erro na minuta apresentada e a exigência será mantida”, explicou Miranda.  A audiência pública será realizada no dia 03/10, às 14:30, e a Federação estará presente.

    Teor de Biodiesel – B11 a B15

    A revenda pediu à ANP que o teor de biodiesel constante em cada fornecimento de diesel seja seja informado na nota fiscal emitida pela distribuidora. A medida é necessária para que o Código de Defesa do Consumidor seja cumprido e, também, para que o posto saiba exatamente a composição do produto comercializado.
    O pleito foi considerado justo e será submetido à aprovação na reunião da diretoria colegiada da ANP desta quita-feira, dia 5 de setembro. Se aprovado, será publicado novo despacho, que substituirá o de nº 621, de 06 /08.

    Conforme informado pela ANP, na apuração do último leilão do biodiesel, as distribuidoras compraram B100 para atender mistura de 11%. A agência fará o monitoramentondo das movimentações via Sistema SIMP. A informação do percentual da mistura na nota fiscal também evitará possibilidade de fraude fiscal (Convênio ICMS 110/2007-CONFAZ obriga a distribuidora a recolher ICMS no percentual de biodiesel comercializado acima mistura obrigatória).

    Fonte: Assessoria de Imprensa Resan.

    5/5 - (1 vote)

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários