home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • location_on

    São Paulo - Matriz R. Buriti Alegre, 525 Vila Ré . São Paulo . SP CEP: 03657-000 - Tel: 11 2023-9999

    Goiânia - Filial End. Décima Segunda Avenida, 321 A QD-60 LT-14 Setor Leste Universitário . Goiania . GO CEP: 74603-020 - Tel: 62 3926-8100

    Rio de Janeiro - Filial End. Rua Gildásio Amado, 55 . 6º andar sala 607 . Barra da Tijuca . Rio de Janeiro . RJ . CEP: 22631-020 - Tel: 21 3176-5950

    Tocantins - Filial End. 303 . Sul . Av LO 09 . Lote 21 . Sala 03 . Plano Diretor Sul . Edifício Bastos . Piso Superior . Palmas . TO . CEP: 77015-400 - Tel.: 63 3026.2354

    Belo Horizonte - Filial Rua Araguari. 358 . Térreo . Loja 03 . Barro Preto . MG . CEP: 30190-110 - Tel.: 31 2342.2990

Deixe sua Mensagem

    ANP libera venda direta de etanol para postos

    Não há impedimentos regulatórios para a venda direta de etanol hidratado das usinas para os postos, mas é preciso resolver a questão tributária do PIS/Cofins e do ICMS, concluiu um grupo de trabalho ANP que analisou o tema, após uma Tomada Pública de Contribuições.

      14/12/2018 – Não há impedimentos regulatórios para a venda direta de etanol hidratado das usinas para os postos, mas é preciso resolver a questão tributária do PIS/Cofins e do ICMS, concluiu um grupo de trabalho Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que analisou o tema, após uma Tomada Pública de Contribuições (TPC).

    Uma nota técnica do grupo de trabalho divulgada ontem consolidou a análise de 32 manifestações, de toda a cadeia produtiva, sobre a proposta de venda direta de etanol aos postos, que enfrenta oposição principalmente do setor de distribuição.

    Atualmente, tramita no Congresso uma proposta de reforma tributária apoiada pelo governo de Michel Temer com a unificação do PIS/Cofins e do ICMS, com outros tributos, na forma de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA). A equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro também analisa a possibilidade do IVA, mas estuda outras abordagens.

    A venda direta de etanol por usinas aos postos, sem intermediação de distribuidores, é um pleito antigo de parte do setor sucroenergético brasileiro, sobretudo dos próprios postos e dos produtores de etanol, e ganhou maior apelo após os protestos de caminhoneiros, em maio, quando houve grande desabastecimento de combustíveis no País.

    Congresso.

    Um projeto permitindo esse tipo de comercialização chegou a ser aprovado no Senado, em junho, mas na Câmara dos Deputados a resolução teve o pedido de urgência rejeitado este ano.

    “Quanto aos impactos tributários, considerando a estrutura tributária atual, a permissão de venda direta de etanol hidratado pelas unidades produtoras para os postos revendedores poderia ensejar distorções no mercado de combustíveis”, afirmou a nota técnica publicada pela ANP.

    A agência disse ainda que a autorização para a venda direta do etanol só poderia ser dada após ser equacionada a questão tributária que está sob análise de um grupo de trabalho do Ministério da Fazenda, composto por representantes das secretarias da Receita Federal, de Acompanhamento Fiscal e de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência.

    Do ponto de vista da concorrência, disse a nota técnica, a permissão da venda direta poderia contribuir para ampliar a competição e a eficiência econômica do mercado, com possíveis impactos positivos para o consumidor final.

     Fonte:  O Estado de S.Paulo

    Rate this post

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.