Notícias
ANP mantém flexibilização de regras do abastecimento
Medidas seriam suspensas, mas órgão regulador optou por mantê-las, por temer a imprevisibilidade das manifestações golpistas
Você vai ver aqui: relaxamento de regras é mantido por causa do recrudescimento dos atos, apesar das críticas do IBP e do Sindigás; Petrobras conclui testes com diesel R5 em Curitiba; Aneel prevê aumento médio de 5,6% nas tarifas de energia em 2023. E mais:
A ANP manteve as regras extraordinárias que lançou em 1o de novembro para evitar o desabastecimento de combustíveis. As medidas foram tomadas em resposta aos protestos golpistas e antidemocráticos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que bloqueiam estradas em todo o país desde a vitória de Lula no segundo turno das eleições.
— A flexibilização seria revogada na sexta (18/11). Entretanto, o órgão regulador optou por manter as medidas, apesar da redução dos bloqueios. A agência teme a imprevisibilidade das manifestações golpistas.
— Segundo boletim da Polícia Rodoviária Federal (PRF), havia 69 ocorrências em estradas federais na terça (22/11). Desse total, 14 eram interdições parciais, e quatro bloqueios totais de rodovias — todos estes no Mato Grosso.
— O coordenador de comunicação da PRF, Cristiano Vasconcellos, afirmou ao UOL nessa quarta (23/11) que a corporação planeja operações para prender os líderes golpistas. Mas a operação ainda está “em planejamento” e não se sabe em quais estados será realizada.
O relaxamento autorizado pela ANP incluiu a liberação dos estoques mínimos e a flexibilização de espaço entre distribuidores. E também a liberação de marcas no GLP e a venda direta de gasolina e diesel aos postos por transportadores revendedores retalhistas (TRRs).
— O IBP criticou as decisões da agência sobre o GLP e os TRRs. Para o instituto, tais medidas já haviam sido testadas e “pouco contribuíram” em situações anteriores. Outra associação que pediu a revogação das medidas foi o Sindigás, de distribuidores de GLP.
Fonte: https://epbr.com.br/anp-mantem-flexibilizacao-de-regras-do-abastecimento-de-combustiveis/