Notícias
Witzel vai reduzir ICMS do etanol no Rio na próxima semana
Alíquota de 31% é a maior do país
Vai voltar aos 24% de dezembro
Continua alta frente aos 12% de SP
Wilson Witzel vai reduzir o imposto sobre o etanol que está em 31% para 24%
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, assinará um decreto no início da próxima semana para reduzir de 31% para 24% o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o etanol no estado.
Com a alíquota mais alta do país, quase ninguém mais usa o combustível no Rio. Há também muita sonegação.
O ICMS do etanol no estado subiu em janeiro após o decreto de 2004 de Rosinha Garotinho que baixava a alíquota vencer.
Em dezembro, o governador interino Francisco Dornelles não fez nada a respeito do vencimento do decreto. Ele assumiu o governo após o então governador Luiz Fernando Pezão ser preso, em novembro de 2018.
Imposto caro
Apesar da redução de 24% sobre o etanol, o imposto do Rio de Janeriro ainda será o dobro dos 12% de São Paulo. O ex-secretário de Fazenda paulista Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho é o atual titular da pasta no governo fluminense.
O ICMS do etanol em São Paulo foi reduzido de 25% para os atuais 12% em 2013, pelo então governador Geraldo Alckmin. A arrecadação com o produto aumentou depois da redução.
Fonte: www.poder360.com.br / Paulo Silva Pinto