home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • location_on

    São Paulo - Matriz R. Buriti Alegre, 525 Vila Ré . São Paulo . SP CEP: 03657-000 - Tel: 11 2023-9999

    Goiânia - Filial End. Décima Segunda Avenida, 321 A QD-60 LT-14 Setor Leste Universitário . Goiania . GO CEP: 74603-020 - Tel: 62 3926-8100

    Rio de Janeiro - Filial End. Rua Gildásio Amado, 55 . 6º andar sala 607 . Barra da Tijuca . Rio de Janeiro . RJ . CEP: 22631-020 - Tel: 21 3176-5950

    Tocantins - Filial End. 303 . Sul . Av LO 09 . Lote 21 . Sala 03 . Plano Diretor Sul . Edifício Bastos . Piso Superior . Palmas . TO . CEP: 77015-400 - Tel.: 63 3026.2354

    Belo Horizonte - Filial Rua Araguari. 358 . Térreo . Loja 03 . Barro Preto . MG . CEP: 30190-110 - Tel.: 31 2342.2990

Deixe sua Mensagem

    Novo site da Sefaz-BA facilita acesso aos serviços fazendários

    banner 18 Sefaz-Ba - Novo site da Sefaz-BA facilita acesso aos serviços fazendários

    Imagem: sefaz.ba.gov.br

    Lançado em setembro de 2023, o novo site da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) já contabiliza mais de 1,13 milhão de visitantes, com 9,97 milhões de visualizações no endereço www.sefaz.ba.gov.br. A ferramenta foi desenvolvida para atender de forma mais ágil, intuitiva e amigável os usuários que buscam informações e serviços disponibilizados pela Secretaria, a exemplo da consulta e emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento do ICMS, página mais acessada do Portal, seguida da Nota Fiscal Eletrônica e do pagamento do IPVA.

    O novo site da Sefaz-Ba tem como premissa principal a simplicidade, com foco na facilidade de uso. Uma das preocupações foi de que a estrutura de navegação fosse similar ao do site anterior, mantendo a mesma disposição dos canais de interação, para facilitar a localização da informação ou o serviço desejado. Dessa forma, o pagamento de tributos ocupa a área central ao lado de outros campos voltados para a prestação de serviços fiscais e tributários, a veiculação de notícias, aos programas institucionais e à prestação de informações técnicas.

    Serviços
    Um dos destaques é o acesso rápido aos serviços e informações por meio da Carta de Serviços ao Cidadão, com a oferta de 176 serviços online prestados pela Secretaria. “Os contribuintes podem efetuar consultas sobre impostos, emitir certidões negativas, acompanhar processos, além de realizar diversos outros procedimentos diretamente pela plataforma online do site, evitando a necessidade de deslocamentos presenciais ou chamadas telefônicas”, esclarece o diretor de Atendimento da Sefaz-Ba, Moisés Piropo Júnior.

    Outro serviço repaginado foi o Balcão Virtual, que ficou mais interativo e fácil de navegar. O Balcão Virtual funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 (exceto feriados), fornecendo informações e orientações relativas, por exemplo, à emissão de DAE de IPVA, ICMS e ITD, débitos de IPVA, assim como emissão de Notas Fiscais Avulsas Eletrônicas, parcelamento de impostos e cadastro de contribuintes. Também é possível ter acesso ao Plantão Fiscal, com orientações relacionadas à legislação tributária estadual.


    Funcionalidades

    Uma das novidades do novo site é o VLibras, que tem como objetivo promover a inclusão digital e a acessibilidade para pessoas surdas. A solução permite a compreensão e interação com conteúdos on-line no próprio idioma, utilizando algoritmos de inteligência artificial e técnicas de processamento de linguagem natural para converter textos em português para Libras.

    O novo site da Sefaz-Ba também é responsivo, o que garante uma experiência consistente em diversos dispositivos, como desktops, tablets e smartphones. O desenvolvimento do site priorizou ainda a segurança e a privacidade dos dados dos usuários, com mecanismos robustos de proteção que garantem a confidencialidade das informações de quem utiliza os serviços online. A transparência e a comunicação com o público também foram aprimoradas, com maior volume de dados disponíveis.

    Fonte: sefaz.ba.gov.br

    4.8/5 - (65 votes)

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários