home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • location_on

    São Paulo - Matriz R. Buriti Alegre, 525 Vila Ré . São Paulo . SP CEP: 03657-000 - Tel: 11 2023-9999

    Goiânia - Filial End. Décima Segunda Avenida, 321 A QD-60 LT-14 Setor Leste Universitário . Goiania . GO CEP: 74603-020 - Tel: 62 3926-8100

    Rio de Janeiro - Filial End. Rua Gildásio Amado, 55 . 6º andar sala 607 . Barra da Tijuca . Rio de Janeiro . RJ . CEP: 22631-020 - Tel: 21 3176-5950

    Tocantins - Filial End. 303 . Sul . Av LO 09 . Lote 21 . Sala 03 . Plano Diretor Sul . Edifício Bastos . Piso Superior . Palmas . TO . CEP: 77015-400 - Tel.: 63 3026.2354

    Belo Horizonte - Filial Rua Araguari. 358 . Térreo . Loja 03 . Barro Preto . MG . CEP: 30190-110 - Tel.: 31 2342.2990

Deixe sua Mensagem

    Como funciona um posto elétrico?

    banner 07 - Como funciona um posto elétrico - Como funciona um posto elétrico?

    Fonte: Shutterstock/Reprodução

    Posto elétrico oferece conforto e praticidade ao mesmo tempo que é essencial para a ampliação do processo de transição energética no País

    Conheça o maior evento de mobilidade urbana do Brasil.

    Com o aumento da frota de veículos elétricos no País, a ampliação dos pontos de recarga tem sido uma consequência imediata e necessária para a transformação do mercado automobilístico. Isso porque quem já utiliza o veículo precisa contar com uma rede estruturada que forneça conforto durante a recarga.

    Com a presença do ponto de recarga além do domicílio, é possível usufruir de mais autonomia no transporte, o que facilita o deslocamento para maiores distâncias e se constitui como um avanço que tende a encorajar a adoção desse tipo de veículo e do uso de energias limpas, podendo promover a sustentabilidade na mobilidade urbana.

    De forma geral, o funcionamento do posto elétrico se destaca pela praticidade, permitindo a recarga tanto de veículos elétricos quanto de modelos híbridos, sendo similar a um posto convencional, mas oferecendo algumas vantagens.

     
    A longo prazo, o menor gasto com o abastecimento dos carros elétricos se traduz em vantagem mais expressiva. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
     

    Funcionamento e principais características

    O posto elétrico tem como uma das características principais a versatilidade, já que permite a conexão ao automóvel por meio de diversos tipos de plugue. Esse ponto se reflete também no que diz respeito à localização, já que os eletropostos podem estar presentes em diversos espaços estratégicos. Na prática, isso facilita que postos elétricos sejam instalados tanto em pontos públicos, como estradas e órgãos governamentais, quanto em ambientes privados variados, como shoppings, parques e estacionamentos, sendo bem distribuídos pelas cidades.

    A segurança é um dos elementos que se aparecem como um benefício adicional importante nesse tipo de local, visto que não há a presença de elementos inflamáveis como álcool e gasolina. Além disso, os postos elétricos se destacam pela economia, fazendo o investimento com o veículo se tornar mais substancial graças ao menor custo que a carga elétrica apresenta.


    Posto elétrico oferece autonomia e conforto a motoristas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
     

    Por dentro do funcionamento

    Em São Paulo, por exemplo, o primeiro posto 100% elétrico do País instalado apresenta quatro carregadores capazes de fornecer energia para até dois veículos ao mesmo tempo. Enquanto um deles tem capacidade de 200 quilowatts (kW), permitindo a carga completa em menor intervalo de tempo, outros dois oferecem 60 kW. Por serem carregadores de corrente contínua, é possível completar o ciclo de carga em menos tempo, com boa parte carregada em menos de uma hora.

    Outro carregador tem corrente alternada (AC) e pode ser utilizado por motoristas que não tenham maior urgência para carregar a bateria do carro. Além disso, enquanto o veículo é carregado, é possível aguardar em uma sala equipada com sofá, TV e internet Wi-Fi.

    A autonomia também é um diferencial do posto elétrico, já que é viável abastecer o veículo sem depender do auxílio de alguém, pois o procedimento é considerado relativamente simples.Deseja saber mais do assunto?

    Clique aqui para conferir a matéria publicada no Estadão sobre o lançamento do primeiro posto 100% elétrico do País.

    4.7/5 - (54 votes)

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários