home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • location_on

    São Paulo - Matriz R. Buriti Alegre, 525 Vila Ré . São Paulo . SP CEP: 03657-000 - Tel: 11 2023-9999

    Goiânia - Filial End. Décima Segunda Avenida, 321 A QD-60 LT-14 Setor Leste Universitário . Goiania . GO CEP: 74603-020 - Tel: 62 3926-8100

    Rio de Janeiro - Filial End. Rua Gildásio Amado, 55 . 6º andar sala 607 . Barra da Tijuca . Rio de Janeiro . RJ . CEP: 22631-020 - Tel: 21 3176-5950

    Tocantins - Filial End. 303 . Sul . Av LO 09 . Lote 21 . Sala 03 . Plano Diretor Sul . Edifício Bastos . Piso Superior . Palmas . TO . CEP: 77015-400 - Tel.: 63 3026.2354

    Belo Horizonte - Filial Rua Araguari. 358 . Térreo . Loja 03 . Barro Preto . MG . CEP: 30190-110 - Tel.: 31 2342.2990

Deixe sua Mensagem

    MG – Demora na implantação da NFC-e vai pesar no bolso do revendedor

    Demora na implantação da NFC-e vai pesar no bolso do revendedor

    MODELO-INFORMATIVOS - MG – Demora na implantação da NFC-e vai pesar no bolso do revendedor

    Obrigatória para os postos de combustíveis desde o dia 1º de abril deste ano, por força da Resolução 5.234/19, a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) ainda não é realidade em boa parte das revendas no estado, segundo informações da própria Secretaria Estadual de Fazenda (SEF-MG) e das empresas de automação do segmento (softwarehouses).

    Em reunião realizada na sede do Minaspetro, no final de agosto, os fornecedores externaram a preocupação com a baixa adesão dos postos à transição do Emissor de Cupom Fiscal (ECF) para a NFC-e, obrigação legal vigente há mais de 5 meses. Entre as softwarehouses há o sentimento de que o revendedor entendeu que a SEF-MG prorrogou até dezembro de 2019 a obrigação da NFC-e na Revenda, o que não é verdade.

    Conforme explicado pelo Minaspetro anteriormente, não houve prorrogação de prazo pelo Fisco estadual, mas sim um entendimento do órgão para que os postos tivessem um período maior para realizar a transição. Entretanto, não houve prazo estipulado para essa sensibilização, o que significa que a Fazenda pode começar a fiscalizar e autuar, a qualquer momento, os postos que ainda não estão adequados.

    Além dessa interpretação incorreta, alguns fornecedores apontaram que contabilidades contratadas pelos revendedores não estão sendo transparentes com o empresário, uma vez que a transição depende de regularizações dentro do SPED-Fiscal, como o cadastro de produtos no sistema do posto, por exemplo.

    “Infelizmente algumas contabilidades estão protelando a transição. Como a obrigação da NFC-e começou primeiro para os postos e depois vai afetar outros comércios, no interior onde um escritório presta serviço para vários segmentos além da Revenda o contador pode estar interpretando incorretamente o prazo da obrigação para o segmento de postos”, explica Jeremias Soares, da Infinite Tecnologia.

    Francisco Soares, da GX Consultoria, ressalta que a demora pode acabar pesando no bolso do revendedor. “A implantação da NFC-e não depende só de adquirir uma impressora e cadastrar no SIARE, mas também de vários outros fatores como uma internet estável e equipamento adequado. Do nosso ponto de vista enquanto prestadores de serviços de tecnologia, se o revendedor ficar adiando a transição ele vai acabar pagar mais caro por uma simples questão de oferta e demanda”.

    Orientação

    Em parceira com a Plumas Contábil, o Minaspetro disponibiliza um conteúdo em vídeo com perguntas e respostas sobre a implantação da NFC-e na Revenda. Confira o conteúdo, gratuitamente, no canal do Minaspetro no Youtube.

    Também está disponível um passo-a-passo elaborado pela SEF-MG para o cadastro da empresa na emissão da NFC-e. Clique aqui para conferir.

    O Minaspetro está à disposição dos associados para demais esclarecimentos sobre o assunto. Entre em contato por meio dos seguintes canais: Site – 0800 005 6500 – (31) 2108-6500.

    Fonte: Minaspetro.

    5/5 - (1 vote)

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários