home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • phone
    (11) 2023-9999 \ (11) 2023-9968 Filial: (62) 3926-8100
  • location_on

    São Paulo - Matriz R. Buriti Alegre, 525 Vila Ré . São Paulo . SP CEP: 03657-000

    Goiânia - Filial End. Décima Segunda Avenida, 321 A QD-60 LT-14 Setor Leste Universitário . Goiania . GO CEP: 74603-020

Deixe sua Mensagem

A evolução da Contabilidade – Representante da Plumas alerta revendedores sobre mudanças tecnológicas.

A Evolucao Da Contabilidade - Plumas - A evolução da Contabilidade – Representante da Plumas alerta revendedores sobre mudanças tecnológicas.

A Contabilidade das empresas mudou. E evoluiu tão rapidamente que o revendedor que não consegue acompanhar as modernizações impostas coloca o seu negócio em risco. É preciso saber qual o melhor regime tributário a ser adotado, como se dá a tributação dos produtos, como lançar faturamentos e outras questões importantes da gestão da Revenda.

Para falar sobre a modernização do setor tributário da Revenda de combustíveis, Luiz Rinaldo, diretor da Plumas Contábil, especializada em contabilidade e gestão tributária de postos, esteve na sede do Minaspetro para um bate-papo com revendedores e representantes de escritórios que atendem o segmento. Com o tema “Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) X Contabilidade Inteligente: como  beneficiar e proteger minha empresa”, o especialista falou para um auditório cheio, mostrando que os empresários ainda têm muitas dúvidas sobre a questão. “A principal dificuldade é não conseguir enxergar o benefício das exigências do Sped, embora este já seja relativamente antigo. Não se pode ver todo o sistema somente como uma forma de arrecadação de impostos. É preciso entender o que ele agrega e como o revendedor pode tirar proveito disso”, explica Luiz Rinaldo.

QUAIS VANTAGENS? O primeiro ponto positivo é a agilidade no trâmite de informações. Na Contabilidade Inteligente não há vaivém de papéis, praticamente tudo é digitalizado. Além disso, na consultoria prestada pela Plumas, com abrangência nacional, o valor pago mensalmente pelos clientes que optam pela Contabilidade Inteligente é menor do que o desembolsado pelo apoio de um consultor local.

De acordo com Rinaldo, é importante destacar a maior segurança na transição de informações entre Contabilidade e escritório do posto. “Optar pela Contabilidade Inteligente significa saber onde seu dinheiro está, ter uma previsão de lucro mais precisa, ter mais controle do negócio.” Mas, para isso, o diretor faz uma ressalva: o revendedor deve se interessar pelo assunto e fazer o acompanhamento mais próximo do escritório de Contabilidade, já que muitas empresas ainda adotam modelos arcaicos. “É essencial que os revendedores cobrem processos modernos dos escritórios contratados”, pontua.

MEDO DO LEÃO? Se os processos contábeis mudaram, a forma como o Fisco recolhe e controla seus tributos também foi alterada. Rinaldo faz uma analogia interessante: antes conhecida como Leão, a Receita Federal fazia jus ao apelido porque, quando constatava irregularidades, era agressiva nas multas e na abordagem às empresas. Agora, segundo o especialista, o órgão se assemelha mais à águia. “Como os processos são totalmente digitais, a Receita consegue perceber rapidamente qualquer movimentação que pareça indevida ou inconsistente, assim como a ave avista seu predador a quilômetros de distância.” Por isso, revendedor, o recado é claro: não adianta reclamar, os sistemas tributários estão cada dia mais modernos, digitais. E lutar contra essa realidade será em vão. Quem pagará as consequências negativas é o seu negócio. Ficou com dúvidas? A palestra de Luiz Rinaldo está disponível no canal do Minaspetro no YouTube.

Fonte: Minaspetro Nº 116 – Abril 2019

Avalie este Post!