home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • location_on

    São Paulo - Matriz R. Buriti Alegre, 525 Vila Ré . São Paulo . SP CEP: 03657-000 - Tel: 11 2023-9999

    Goiânia - Filial End. Décima Segunda Avenida, 321 A QD-60 LT-14 Setor Leste Universitário . Goiania . GO CEP: 74603-020 - Tel: 62 3926-8100

    Rio de Janeiro - Filial End. Rua Gildásio Amado, 55 . 6º andar sala 607 . Barra da Tijuca . Rio de Janeiro . RJ . CEP: 22631-020 - Tel: 21 3176-5950

    Tocantins - Filial End. 303 . Sul . Av LO 09 . Lote 21 . Sala 03 . Plano Diretor Sul . Edifício Bastos . Piso Superior . Palmas . TO . CEP: 77015-400 - Tel.: 63 3026.2354

    Belo Horizonte - Filial Rua Araguari. 358 . Térreo . Loja 03 . Barro Preto . MG . CEP: 30190-110 - Tel.: 31 2342.2990

Deixe sua Mensagem

    Conheça a importância do fluxo de caixa para o seu posto de combustível

    img_fluxo_de_caixa

    Quer montar um posto de combustível, mas ainda está em dúvida se será um negócio vantajoso? Pois saiba que você encontrou o post certo! No artigo de hoje, vamos provar para você que investir em um posto de combustível pode ser muito lucrativo se souber usar uma simples ferramenta: o fluxo de caixa.

    Ficou curioso e quer entender agora a importância desta ferramenta e como ela pode ser útil para você? Então, acompanhe a leitura!

    O que é fluxo de caixa?

    O fluxo de caixa é uma ferramenta que permite uma análise detalhada da movimentação financeira da sua empresa por meio das entradas e saídas de um determinado período.

    Qual a importância do fluxo de caixa para o posto de combustível?

    Com o fluxo de caixa é possível manter a saúde financeira do seu negócio no positivo, pois com a análise detalhada se torna mais fácil saber se seu posto de combustível está vendendo mais do que gastando. Caso contrário, permite verificar onde ocorreu a falha para que sejam criados meios para solucionar o problema.

    Essa análise serve também para identificar se existe algum consumo de recursos em excesso dentro da própria empresa. Diante disso, é necessário criar medidas que tenham o objetivo de reduzir os gastos, mas garantido ao mesmo tempo a qualidade e eficiência do serviço.

    Ao fazer o uso correto do fluxo de caixa, torna-se mais fácil manter o controle financeiro, visto que a gestão passa a ter confiança sobre a movimentação financeira da empresa, podendo identificar diariamente — por meio de um histórico — de onde vem cada receita e para que se destina cada saída.

    É possível também prever períodos com pouca movimentação. Nesse caso, permite que o gestor possa se planejar financeiramente a fim de diminuir qualquer impacto futuro.

    Como aplicar o fluxo de caixa?

    O fluxo de caixa afeta diretamente nas suas decisões e, consequentemente, no desempenho da sua empresa. Dessa forma, para manter a eficácia do seu fluxo de caixa é importante que você considere os seguintes procedimentos:

    Faça uso de um inventário financeiro

    O inventário financeiro é ideal para manter organizadas as informações financeiras da empresa, pois se trata de um levantamento das receitas (incluindo recebimentos parcelados), despesas (fixas ou não) e de possíveis investimentos.

    Mantenha os dados sempre atualizados

    Independentemente da movimentação que for feita, por menor que seja, é necessário que seja feita uma atualização — é ideal usar um software. Já que esses dados vão ser úteis na hora de tomar uma decisão, criar um planejamento e, sobretudo, analisar o desempenho da empresa. Para isso, é importante que eles sempre estejam atualizados.

    Defina o período para análise

    A análise pode ser feita em qualquer período de tempo. Ela permite a criação de estratégias, investimentos e até mesmo verifica se é possível novas contratações. Por isso, é importante que sejam feitas regularmente para acompanhar de perto o desenvolvimento da empresa.

    Portanto, o fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da sua empresa. Ou seja, investir em um posto de combustível pode ser bastante lucrativo, desde que você saiba usar os procedimentos certos para evitar erros — se necessário, você ainda pode contatar a ajuda de um sindicato de revendedores de combustível — e assim, garantir uma gestão financeira sempre eficiente.

    Então, gostou do nosso artigo e quer ter acesso a mais informação? Basta nos seguir no Facebook, no Instagram, no Flickr e no YouTube. Até aproxima!

    Fonte: ASCOM Minaspetro

    Rate this post

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.