home Voltar ao site
Navegação
Fale Conosco
  • location_on

    São Paulo - Matriz R. Buriti Alegre, 525 Vila Ré . São Paulo . SP CEP: 03657-000 - Tel: 11 2023-9999

    Goiânia - Filial End. Décima Segunda Avenida, 321 A QD-60 LT-14 Setor Leste Universitário . Goiania . GO CEP: 74603-020 - Tel: 62 3926-8100

    Rio de Janeiro - Filial End. Rua Gildásio Amado, 55 . 6º andar sala 607 . Barra da Tijuca . Rio de Janeiro . RJ . CEP: 22631-020 - Tel: 21 3176-5950

    Tocantins - Filial End. 303 . Sul . Av LO 09 . Lote 21 . Sala 03 . Plano Diretor Sul . Edifício Bastos . Piso Superior . Palmas . TO . CEP: 77015-400 - Tel.: 63 3026.2354

    Belo Horizonte - Filial Rua Araguari. 358 . Térreo . Loja 03 . Barro Preto . MG . CEP: 30190-110 - Tel.: 31 2342.2990

Deixe sua Mensagem

    Cade apertará cerco a cartel de combustível

    O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) resolveu apertar o cerco aos cartéis de combustíveis e vai monitorar o setor de forma preventiva e permanente. O presidente do Cade, Alexandre Barreto, disse ao GLOBO que as ações já estão em andamento e que divulgará em breve os resultados de um monitoramento de preços em âmbito nacional. O movimento é uma resposta ao pedido do Palácio do Planalto, feito em fevereiro, para que o conselho verificasse se um possível cartel não estaria impedindo que as reduções nos preços do petróleo repassadas pela Petrobras chegassem às bombas.

    cade-cerco-cartel-combustivel
    — Vamos criar um mecanismo para verificar, em âmbito nacional, a possibilidade de indícios de coordenação de preço, em parceria com outros órgãos da administração pública. (…) Nossa expectativa é muito em breve ter os resultados concretos desse monitoramento. A nossa ideia é que isso passe a ser permanente — disse Barreto.

    A permanência dos preços de combustível em patamar alto incomodou o governo. Por isso, o então ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, pediu que o Cade agisse. Barreto negou que a atitude do Planalto tenha colocado o conselho em posição delicada e assegurou que o Cade respeita o livre mercado.

    — Quando nos foi trazida essa preocupação do governo, isso casou com uma expectativa que já tínhamos de ter uma ação mais forte nesse sentido. É importante esclarecer: não cabe ao Cade regular preços de combustível na bomba e nunca foi. Aliás, não cabe nem ao governo, porque o preço é livre. Mas é atribuição do Cade, sim, verificar se entre os postos há conduta de coordenação dos preços — afirmou ele.
    Barreto ainda informou que o conselho não foi notificado sobre a fusão entre Suzano e Fibria, que cria uma gigante no segmento de celulose. Ele destacou contudo que, diante do tamanho das empresas, esse será um caso em que o Cade terá que atuar em conjunto com órgãos antitruste de diversas partes do mundo. O presidente defendeu ainda os efeitos positivos da operação Lava-Jato para o combate a práticas anticompetitivas, especialmente no setor de licitações.

    — Um dos grandes benefícios que podemos tirar da Lava-Jato foi a constatação de como se operou durante muitos anos um esquema sistematizado de cartel em licitações.

    Fonte : O Globo e Site Resan.

    Rate this post

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.